Maragogi
As piscinas naturais são o principal atrativo de Maragogi, e todos que vão à cidade é para conhecê-las. Realmente é impressionante que há 6 km da margem surja um banco de areia com uma barreira de corais que fica com água na altura da cintura na maré baixa! Vale muito a pena o passeio.
Antes de visitar Maragogi dei uma conferida em dicas nos blogs Viaje na Viagem e Outros Ares. Gostaria de complementar com algumas outras dicas interessantes para aproveitar ainda mais o passeio.
O fundo do mar é um lugar incrível, um mundo muito distinto do nosso, com cores mais vivas que as câmeras subaquáticas nunca conseguem captar. Ou seja, é muito mais lindo do que você vê nas fotos e nos documentários. Outras sensações de quando se mergulha é ouvir apenas o barulho da sua respiração, é super relaxante!
Tábua de Marés
A dica mais importante é a tábua de marés. É possível conferir no site da Marinha qual vai ser o nível da maré e o horário da maré mais baixa no dia da sua visita. Assim, se vir maré 0.1 significa o menor nível, e até 0.3 é considerado bem baixa. Os catamarãs se organizam para sair da orla a tempo de chegar antes do momento de maré mais baixa, assim o turista pode aproveitar enquanto está baixando e enquanto começa a subir novamente. O passeio dura 2h30, sendo 30 minutos para ir e voltar, e 1h30 nas piscinas.
Catamarã ou Lancha?
Outra dica é a forma de deslocamento até lá. Eu fiz dois passeios em catamarãs, mas me disseram que em lancha você fica mais tempo aproveitando as piscinas, porque o tempo de deslocamento é menor e o tempo de permanência nas piscinas maior.
Snorkel
Os barcos tem serviço de aluguel de snorkel, que vale a pena se você não pretende usar novamente tão cedo. Se tiver interesse em mergulho, vale a pena ter o seu, que pelo preço de alguns aluguéis você compra um, e é bem mais higiênico do que usar um público, onde todo mundo coloca a boca. (No comércio em Maragogi tem para vender)
Fuja da multidão
Para aproveitar melhor os corais, tente afastar-se de onde as pessoas estão aglomeradas. Ao pisar no chão, elas levantam sedimentos de areia e a visibilidade fica muito, muito menor. Afastando-se alguns metros, sempre com cuidado é claro, você vai poder curtir áreas quase exclusivas, com a água bem mais translúcida e peixes agindo mais naturalmente. Cuidado com a hora! Os barcos saem em 1h30!
Mais próximo aos barcos estarão as pessoas que estão tirando aquelas fotos subaquáticas, onde os fotógrafos jogam ração para que os peixes se aglomerem.
Inclusive, flutuei junto com as pessoas que estavam experimentando o mergulho com cilindro que oferecem no barco. Esse mergulho só tem graça se você nunca mergulhou e quer ter a sensação de usar o equipamento, por cerca de 20 minutos. O rapaz te conduz, você fica parado, e é submerso numa profundidade de cerca de 1m. Com snorkel eu consegui ver as mesmas coisas que eles. Avalie se compensa o valor.
#maragogi
#maceio
foto: giuseppe stuckert
Nenhum comentário:
Postar um comentário